FAQ - Nuvem

Perguntas frequentes sobre nuvem:

O que é a nuvem?

Em termos simples, significa que seus dados estão alojados em centros de dados centralizados em vários locais, ao contrário de serem alojados em um servidor em seu escritório. Isso significa que você pode acessar seus aplicativos e dados a qualquer hora, em qualquer lugar, desde que tenha uma conexão com a internet.

A nuvem usa a internet para oferecer serviços de TI hospedados, como armazenamento, aplicativos em execução e serviços de manutenção.

O Azure é a plataforma da nuvem da Microsoft. Ele fornece uma ampla gama de serviços em nuvem, incluindo análise de negócios, bancos de dados, hospedagem de sites, serviços de mídia e armazenamento/recuperação de dados.

Quais são os benefícios de usar a nuvem?

A nuvem oferece muito mais flexibilidade do que o método tradicional de usar servidores locais.

Os benefícios incluem custos de TI reduzidos. A quantidade de hardware e software necessários para executar a infraestrutura de TI é bastante reduzida. Os benefícios de escalabilidade proporcionam mais economia de custos. Em vez de ter os sistemas instalados para estarem prontos para o horário de uso máximo, as empresas podem escalar seu uso para mais ou para menos conforme necessário. A estrutura de preços de custo por usuário ajuda com o orçamento e significa que você só precisa pagar pelo que você usa.

A nuvem também fornece maior confiabilidade, bem como processos de recuperação de desastres devido aos recursos de suporte e backup que podem acompanhar a solução da sua nuvem.

As empresas que fazem o movimento para a nuvem já não precisam se preocupar com o gerenciamento de hardware e software – isso é responsabilidade do seu parceiro de TI. Isso dá ao seu departamento de TI mais tempo para trabalhar em projetos proativos de TI.

Onde estão armazenados meus dados?

Os dados são armazenados em servidores em grandes data centers. O local escolhido é determinado pelo seu parceiro de TI com base em seus requisitos específicos. Como parceiro da Microsoft, a TECJUMP pode escolher entre qualquer uma das regiões da Microsoft em todo o mundo. Para fins de redundância, os dados também podem ser espalhados entre regiões diferentes para garantir que você tenha sempre acesso aos seus dados. Indústrias altamente regulamentadas, como bancos, governo e serviços de saúde, podem exigir que os dados permaneçam no Brasil, caso em que o centro de dados baseado na Microsoft no Brasil pode atender a isso.

O que acontece se o centro de dados falhar?

Para garantir a continuidade do negócio, seus aplicativos e dados podem ser armazenados em vários servidores em vários centros de dados. A implantação para mais de um centro de dados reduz o risco de aplicativos ou dados não estarem disponíveis se o pior acontecer.

Os centros de dados da Microsoft possuem dezenas de milhares de servidores. A TECJUMP assegura que aplicativos interdependentes sejam executados nas mesmas partes do data center. Onde há uma necessidade de resiliência, garantimos que os aplicativos sejam executados em partes separadas do data center. Também criamos soluções altamente disponíveis para clientes onde os dados e aplicativos estão espalhados por várias regiões.

Os meus dados estão seguros na nuvem?

Muitas organizações sentem que os dados são mais seguros em seus próprios servidores em vez da nuvem. No entanto, quando você seleciona uma solução de nuvem global como o Microsoft Azure, você recebe conhecimentos de segurança de classe mundial. A Microsoft investe bilhões em pesquisa e desenvolvimento de segurança cibernética para garantir que o Azure seja uma infraestrutura de nuvem confiável e segura. A Microsoft também defende vigorosamente o direito à privacidade e investe fortemente em governos e organizações desafiadoras em todo o mundo para garantir que sua nuvem seja privada e segura. Com esse tipo de suporte do seu provedor de nuvem, a segurança pode ser vista como uma razão para migrar para a nuvem e não como uma razão para evitar isso.

Qual a diferença entre os serviços de nuvem privada e pública?

A nuvem pública é baseada em hardware físico compartilhado que é de propriedade e operado por um provedor externo. O custo da infraestrutura de nuvem pública está espalhado por vários usuários para que cada um possa aproveitar a abordagem escalável e de baixo custo.

Uma nuvem privada é dedicada inteiramente à sua empresa e é hospedada no local ou em um data center. A nuvem privada oferece todos os benefícios da nuvem pública com maiores níveis de controle e segurança. No entanto, carece dos benefícios de economia de escala associados à nuvem pública. Obter a solução da nuvem certa não é uma escolha entre público ou privado. Com soluções de nuvem híbridas, sua empresa pode obter o melhor de ambos.

Como você paga pela nuvem?

Os serviços em nuvem são subscritos mensalmente. Isso significa que você pode acompanhar o quanto você está gastando em TI sem custos inesperados, como atualizar seu servidor. As inscrições de pagamento por enquanto são o plano de pagamento mais popular e flexível. Você paga apenas pelo que você usa a cada mês sem compras ou compromissos mínimos e a opção de cancelar a qualquer momento.

A nuvem coloca os empregos da equipe de TI em risco?

Há uma falsa percepção de que mudar para a nuvem irá remover a necessidade de departamentos internos de TI. A verdade é que seus papéis simplesmente mudam. Com a nuvem, a maioria da manutenção é atendida como parte da taxa mensal. Isso significa que a equipe de TI interna pode se afastar da manutenção reativa da infraestrutura existente, do trabalho mais inovador e da assistência proativa aos usuários de sua organização.

O que acontece se eu precisar de mais armazenamento ou se aumentar os níveis de pessoal?

Um dos principais benefícios da computação em nuvem é a escalabilidade e agilidade operacional que oferece. O armazenamento adicional ou a largura de banda podem ser provisionados a qualquer momento e, em seguida, facilmente reduzidos. A nuvem é ideal para empresas com demandas de armazenamento flutuantes. Por exemplo, as empresas que têm um site de comércio eletrônico podem escalar seu armazenamento para mais ou para menos conforme necessário para eventos como Black Friday e ofertas sazonais.

Como um movimento para a nuvem afetará as operações do dia-a-dia?

O tempo de migração será diferente dependendo do tipo de negócio de cada empresa, dependendo da quantidade de dados que você precisa para migrar para a nuvem. Nossa equipe dedicada o manterá atualizado ao longo do processo e fará sua transição tão rápida e suave quanto possível com uma interrupção mínima do negócio.


Soluções em Nuvem

Soluções em Segurança

Serviços Gerenciados

Serviços Profissionais

Continuidade de Negócio

Software & Cloud Broker